Seguidores

domingo, 7 de junho de 2009

9 passos para acelerar o metabolismo- parte 1

Nem pense em pular o jantar ou viver de alface... O sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurinhas não depende só das calorias que você consome. O metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental. “A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico”, diz o endocrinologista Felippo Pedrinola, de São Paulo. (ou seja, não tenho escapatória, rsrsrsrs, tenho que malhar...)
Esse princípio, aliás, é ponto fundamental do plano criado pelas gêmeas americanas Lyssie Lakatos e Tammy Lakatos Shames, nutricionistas que prestam consultoria a celebridades de Hollywood e a grandes empresas. Muito simples, o programa vai ajudá-la a mudar seus hábitos e perder peso para sempre. A grande sacada é que, durante a elaboração do plano para queimar gordura, Lyssie e Tammy foram cobaias de suas próprias experiências. O resultado está no livro Acelere Seu Metabolismo, que a Editora Best Seller lança este mês. E BOA FORMA antecipa para você, com exclusividade, tudo o que elas descobriram.
O ponto de partida para chegar lá
Escolha os melhores alimentos
Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inatividade faz você ganhar peso. (1°coisa que tenho que mudar, meu cardápio está muito pobre em carboidratos...)
As nutricionistas Lyssie e Tammy Lakatos os classificam em:
• Sempre: aqueles de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo). Grãos integrais, legumes, frutas e verduras, todos ricos em fibras e pobres em gorduras, levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.
• Às vezes e raramente: eles estão em toda parte. No arroz branco, doce, açúcar, biscoito e bolo. Ao serem refinados, suas fibras são retiradas e dão lugar a açúcar e aditivos, que retardam o metabolismo. Esse grupo, de alto valor glicêmico, é digerido rapidamente. A rapidez engana o cérebro, que sinaliza mais fome em pouquíssimo tempo.
As proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.
As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. São classificadas em:

• Amigas: ajudam a limpar as artérias. Fontes: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.
• Inimigas: entopem as artérias e devem ser evitadas. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, lingüiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.
Faça mais refeições (pequenas)
Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. (Tá, isso eu já faço numa boa...) Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, (então é por isso que mesmo quando a jaca está liberada, eu não consigo comer como antes...) sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.
É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão.
(preciso melhorar nisso, minha quantidade não é tão pequena assim,quando como carnes...)
Mexa-se e ganhe músculos
Pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear, caminhar. A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo. Com o passar dos anos, os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Por isso a musculação é tão importante. A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de ativar o metabolismo. O professor de educação física e especialista em fisiologia Mauro Cardaci, da Fórmula Academia, em São Paulo, endossa. Ele diz que 1 quilo de massa muscular a mais já é suficiente para tirar o metabolismo do atoleiro. (aqui está de novo ! exercícios sempre...)

4 comentários:

  1. Tá vendo? Exercícios são tudo. Quando comecei, eram só aeróbicos. Mas hoje, faço musculação, que acelerou meu metabolismo e muito, e, como estou num estágio avançado, mesmo eu parada, estou queimando, justamente por fazer exercícios de forma intensa. Mas isso, você vai adquirindo com o tempo. Comece devagar e, vai aumentando a intensidade, seja de qual for o exercício, aos poucos, pois você mesmma vai ditar seu ritmo.

    Agora, por experiência própria, pra quem quer emagrecer, a alimentação tem que ser a base de proteínas, pelo menos comigo foi assim. Os carboidratos são importantes, mas como bem disse no texto, prefira os complexos, com baixo IG, pois eles que vão te dar energia. Agora, coma o mínimo de carboidrato possível de noite, pois nesse horário, o nosso metabolismo é mais lento.

    Enfim, espero poder ajudar. Pois passei por essas etapas que você está passando agora e obtive sucesso, graças a Deus.

    Você está no caminho certo. Persista, que vai chegar lá.

    Beijos
    Rosi

    ResponderExcluir
  2. Flor excelente semana , para nos..beijos

    ResponderExcluir
  3. Flor excelente semana , para nos..beijos

    ResponderExcluir
  4. Explicação deveras interessante aqui, reflexôes deste modo dignificam a quem aparecer neste blog .....
    Entrega mais deste espaço, aos teus visitantes.

    ResponderExcluir

Nathália

Nathália
O que mais desejo, é emagrecer para poder brincar com voce, sentar no chão ao seu lado, brincar de pega-pega, conseguir me esconder de voce no esconde-esconde, ter ânimo para passearmos, pular corda...Tantas coisas que a mamãe não consegue fazer, não é mesmo!Quero que voce tenha orgulho de mim, quero ser bonita para voce nunca ser chamada de mentirosa,quando diz que sua mãe é linda.Quero ter saúde para te ver crescer e poder estar sempre ao seu lado.Te amo mais que tudo minha princesa.É por voce que estou me modificando, por voce sou capaz de tudo!

Qual seu IMC?

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo