Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Açúcar Branco, o inimigo - parte I

Até cerca de 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta ordinária. Os povos antigos, civilizações passadas, brilhantes exércitos não conheciam o famoso aditivo doce.
O mel era usado eventualmente, mais como remédio.
Este processo histórico prova que o açúcar branco é desnecessário como alimento. Foi só a partir dos dois últimos séculos que o açúcar começou a ser produzido e consumido de forma cada vez mais intensa.
O açúcar branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos – desconhecidos em sua maioria –, sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Devemos considera-lo como um produto quimicamente ativo, pois, sendo o resultado de uma síntese química e um produto concentrado. Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc., resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um produto químico e não um alimento.
O corpo humano não necessita de açúcar branco.
O que é realmente necessário é a glicose, ou seja, a menor partícula glicídica dos carboidratos. A glicose, por sua vez, é importante para o metabolismo, pois produz energia ao ser “queimada”. Embora se diga que “açúcar é energia”, sabemos bem que a citação é apenas modesta, pois, na verdade, deveríamos dizer que “açúcar é superabundância de energia química concentrada” e eis aí o problema: açúcar é sempre excesso de energia, além das necessidades reais, e este excesso tende a depositar-se, a exigir trabalho orgânico extra, a diminuir o tempo de vida, pois a célula só usa o que necessita, todo o resto passa a “estorvo” metabólico.
Outro fato importante é que, ao consumir um produto extremamente concentrado, isolado, exigiremos do organismo uma complementação química. Por exemplo, vai exigir muito cálcio e magnésio do metabolismo e das reservas; ele “rouba” os nossos depósitos de um modo diretamente proporcional a quantidade ingerida. Podemos dizer então que o açúcar é descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e empobrecedor metabólico.

4 comentários:

  1. Adorei as informacoes historicas sobre o acucar...
    eu tento elimina-lo da minha dieta o maximo possivel
    Adorei o blog!
    Estamos comecando um desafio de emagrecimento nessa segunda dia 4 de maio por quatro semanas e valendo premio pro vencedor!!
    Visite o blog e participe!

    www.desafioeuduvido.blogspot.com

    Nada melhor do que conhecer novas pessoas pra motivar no emagrecimento...
    Beijos e espero sua inscricao!

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, quanto tempo né??? Agora eu voltei e pra ficar, no meu posto de hoje tem todos os motivos do meu afastamento, espero que me entenda, e apareça por lá sempre que quiser...Bjão Fofolety

    ResponderExcluir
  3. Olá Chris!Pois é o açúcar refinado foi o pior veneno que inventaram, as vezes gfico me perguntando até que ponto estamos evoluindo.Hj eu e minha mãe estávamos conversando sobre isso, ela dise que qdo era pekena se utilizava muito mais o açúcar mascavo do que o refinado, mas ai a industria difundiu que era melhor consumir o refinado e o ovo se atirou, agora sabemos, ou pelo menos achamos que sabemos, que o mascavo é melhor, claro até pro não passar por processo químico ele é mais natural.só fico de cara pq os produtos naturais são sempre mias caros.
    Um ótimo findi!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, o açúcar só engorda, não traz nenhum benefício!
    Mas pq tem uq eser tão gostoso?
    Chirs, me conta como tu fez essa réguinha? Queria fazer outra promeu baby, aquela ficou bonitinha, mas não consigo marcar as semanas exatas... Beijos e bom findi!

    ResponderExcluir

Nathália

Nathália
O que mais desejo, é emagrecer para poder brincar com voce, sentar no chão ao seu lado, brincar de pega-pega, conseguir me esconder de voce no esconde-esconde, ter ânimo para passearmos, pular corda...Tantas coisas que a mamãe não consegue fazer, não é mesmo!Quero que voce tenha orgulho de mim, quero ser bonita para voce nunca ser chamada de mentirosa,quando diz que sua mãe é linda.Quero ter saúde para te ver crescer e poder estar sempre ao seu lado.Te amo mais que tudo minha princesa.É por voce que estou me modificando, por voce sou capaz de tudo!

Qual seu IMC?

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo