Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lição n° 01






Porque paramos de emagrecer depois de um tempo seguindo a mesma dieta?

Hipotálamo: Regulador da ingestão de alimentos



Uma das numerosas funções do hipotálamo, situado na base do nosso cérebro, é cuidar do controle biológico da tendência à obesidade.

Uma parte do hipotálamo regula o apetite, a outra regula a fome.

Ligado a esses dois centros do hipotálamo, temos uma espécie de termostato de gordura. É um mecanismo de defesa do corpo, que controla e determina a quantidade de gordura que devemos armazenar.

Quando vc se alimenta com menos calorias do que seu corpo necessita, o corpo precisa de combustível extra, queimando calorias de reserva. O hipotálamo interpreta a dieta como se fosse fome. E muda o nível do “termostato”, para equilibrar o corpo às novas condições de comida escassa sem alterar muito a sua reserva de gordura.

Altera-se então, o metabolismo, isto é, o processo pelo qual nosso organismo transforma os alimentos em energia. Vc continua a comer muito menos, mas a quantidade de gordura no corpo se mantém.

Enquanto isso o termostato continuará programado para o mesmo peso anterior, e tudo fará para que o metabolismo continue garantindo a manutenção daquele peso. A menos que a sua programação seja “alterada”.

Mas o mais importante agora, é vc saber com quem está lutando!

Vc não é fraca quando faz uma dieta, o problema é que vc está lutando contra um mecanismo muito eficiente!

Então não se desanime ao ver que a balança não está abaixando mesmo com vc fazendo tudo certinho, persista. Vc já sabe o porquê disso, então não jogue para o alto, todo o esforço feito até aqui. Cada vez que a balança empacar, troque algum alimento de sua dieta, como por exemplo, o pão comum pelo integral, ou o leite integral para o semi-desnatado, o açúcar pelo adoçante, ou então acrescente mais 15 minutos aos seus exercícios, mas vá devagar, uma coisa de cada vez.

Não dê a chance de seu organismo se acostumar com tudo de uma vez.



3 comentários:

  1. Olá !!!

    eu tambem estou nessa luta veja meu blog

    www.edirpires.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Danado esse Hipotálamo! Eu pego ele de jeito!
    Eu estava com esse problema, então entrei numa academia e estou malhando mais "pesado" então comecei a emagrecer de novo! Mas o piór de tudo isso é quando vemos nosso peso empacar, dá um desânimo, e vontade de largar tudo! O importante é ficar firme e não desistir né?

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir

Nathália

Nathália
O que mais desejo, é emagrecer para poder brincar com voce, sentar no chão ao seu lado, brincar de pega-pega, conseguir me esconder de voce no esconde-esconde, ter ânimo para passearmos, pular corda...Tantas coisas que a mamãe não consegue fazer, não é mesmo!Quero que voce tenha orgulho de mim, quero ser bonita para voce nunca ser chamada de mentirosa,quando diz que sua mãe é linda.Quero ter saúde para te ver crescer e poder estar sempre ao seu lado.Te amo mais que tudo minha princesa.É por voce que estou me modificando, por voce sou capaz de tudo!

Qual seu IMC?

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo