Seguidores

quinta-feira, 19 de março de 2009

ACELERE SEU METABOLISMO

Nove ajustes no dia a dia fazem seu corpo queimar mais calorias e secar até 1 kg por semana.
O emagrecimento nada mais é do que a matemática das calorias que entram, são queimadas ou estocadas sob a forma de gordura. "Cada pessoa tem um metabolismo diferente, determinado por vários fatores, como genética, alimentação e rotina de exercícios físicos", explica o endocrinologista José Marcondes, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
A genética, aliás, é responsável por até 50% do ritmo metabólico. Mas antes que você cogite em culpar seus genes pelos quilinhos extras, saiba que bastam alguns ajustes em sua rotina para reverter esse quadro.
No livro Acelere seu Metabolismo (Ed. Best Seller, R$ 29,90), as autoras e nutricionistas gêmeas americanas Lyssie Lakatos e Tammy Lakatos Shames, que prestam consultoria a celebridades de Hollywood, foram cobaias e testaram os nove princípios para estimular o seu corpo a queimar calorias - é possível secar até 1 kg por semana!
1. Nunca pule o café-da-manhã
Pesquisas comprovam que quem toma um bom café-da-manhã perde peso. Já as pessoas que pulam a refeição acabam consumindo mais calorias durante o dia. Por dois meses, a autora Tammy Lakatos Shames fez do seu almoço a sua primeira refeição matinal. Resultado: sua gordura corporal aumentou 2,9% e ela chegou a engordar quase 2 kg, apesar de ter mantido o total de calorias diárias.
2. Coma na hora certa
Faça seis pequenas refeições diárias e não fique sem comer por mais de quatro horas. Após esse tempo, o organismo pisa no freio e começa a economizar calorias. Mas é importante prestar atenção às quantidades para não extrapolar e comer ainda mais. A porção de carboidratos (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. Já a de proteínas (filé de frango, peixe) deve ter o tamanho da sua mão aberta.
3. Escolha os melhores carboidratos
Os carboidratos de baixo índice glicêmico (grãos e massas integrais, legumes, verduras, frutas) mantêm estáveis os níveis de insulina, prolongando a saciedade. Os carboidratos refinados (arroz branco, açúcar e doces), com alto valor glicêmico, são digeridos com uma maior velocidade.
4. Consuma proteínas magras
As proteínas (ovos, carnes magras, soja feijões e laticínios) são essenciais porque facilitam a constituição de músculo magro. Além do mais, diminuem a velocidade da digestão dos carboidratos, prolongando a ativação metabólica. Atenção: opte por carnes magras. A gordura na proteína atrapalha a absorção de nutrientes, além de tornar o alimento mais calórico, explica o nutricionista Carlos Bassualdo, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paul
5. Beba dois litros de água por dia
O desafio de Tammy foi beber apenas três copos (230 ml) de água e duas latas de refrigerante diet por dia, durante um mês. Normalmente, ela tomava mais de dois litros de água por dia. Seu porcentual de gordura subiu 3,7% e ela engordou 1 kg. Ao voltar a ingerir a quantidade normal de água, a autora do livro perdeu 2 kg!
6. Consuma gordura boa
As gorduras retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais equilibrada. De quebra, ainda prolongam a saciedade. Aposte nas gorduras do bem como azeite de oliva, castanha-do -pará, amêndoa, amendoim, nozes, abacate e gergelim. As gorduras do mal (manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada), contribuem para o entupimento das artérias e devem ser evitadas.
7. Durma pelo menos oito horas por noite
Dormir apenas cinco horas por noite está muito longe da qualidade de sono da qual seu corpo necessita e ainda afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo de fome e saciedade. Como consequência, você desconta o cansaço na comida, principalmente nos doces, o que equivale a ativar o botão do comando “estocar gordura”. Sem nenhum valor nutricional, o açúcar é rapidamente absorvido e transformado em tecido adiposo!
8. Pratique exercícios aeróbicos
Pular corda, subir escadas, caminhar, dançar... A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso do plano de ativar o metabolismo. E só precisa de pelo menos meia hora de exercício, três vezes por semana. O melhor: você continua com o metabolismo à toda até oito horas após o término. Quer mais um motivo? A atividade física é o remédio perfeito para acabar com o mau humor, pois libera endorfinas, substâncias que causam sensação de bem-estar.
9. Mexa-se e ganhe músculos
Além de deixar suas pernas torneadas e seu bumbum definido e durinho, a massa muscular aumenta o gasto calórico. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia por dia para se manter do que o tecido adiposo.
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/acelere-seu-metabolismo-428441.shtml

Um comentário:

  1. Oi Chris!!!!
    Amei esse texto, vc podia postar ele na comu, as meninas iam amar.
    Estou curiosissima para ver o seu troféu, estou pensando até em fazer 1 hora a mais de academia por dia kkkk, eu quero!!!!!

    Amiga se tá bem??? Qualquer coisa me chama, sabe que pode contar comigo né???

    Beijos

    ResponderExcluir

Nathália

Nathália
O que mais desejo, é emagrecer para poder brincar com voce, sentar no chão ao seu lado, brincar de pega-pega, conseguir me esconder de voce no esconde-esconde, ter ânimo para passearmos, pular corda...Tantas coisas que a mamãe não consegue fazer, não é mesmo!Quero que voce tenha orgulho de mim, quero ser bonita para voce nunca ser chamada de mentirosa,quando diz que sua mãe é linda.Quero ter saúde para te ver crescer e poder estar sempre ao seu lado.Te amo mais que tudo minha princesa.É por voce que estou me modificando, por voce sou capaz de tudo!

Qual seu IMC?

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo