Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma dieta com redução ou restrição de glúten é eficiente para emagrecer!


Sobre o glúten:
O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Os alimentos com glúten são chamados de "carboidratos do mal" porque favorecem o ganho de peso e a retenção de líquidos. "Por isso, uma dieta com restrição ou redução dessa proteína é eficiente para emagrecer", diz a nutricionista Fernanda Machado. Saiba mais:

Quais alimentos têm glúten?
O glúten é usado na fabricação de pães, massas, biscoitos e bolos para dar liga à massa e deixar a receita mais macia. Também é encontrado na cerveja, iogurte, sorvete, coxinha, hambúrguer e na maioria dos alimentos industrializados.

Por que engorda?
O glúten se transforma numa espécie de cola quando chega ao intestino. "Ele ‘gruda’ na parede do intestino, dificultando a absorção de nutrientes e atrapalhando a digestão", diz a nutricionista Fernanda Machado.
- O glúten dilata o abdômen.
- Reduz a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Isso pode fazer a pessoa comer mais.
- Diminui a produção de leptina, que dá a sensação de saciedade.

3 comentários:

  1. Leia esta outra matéria: Vamos refletir!

    DIETA SEM GLÚTEN, EMAGRECE?

    Ultimamente o glúten tem sido visto como um vilão para quem deseja eliminar peso. A nova sensação do momento para conquistar um corpo mais magro e ter mais disposição é a dieta sem glúten, que “promete” eliminar os quilos extras excluindo da alimentação todo alimento que contenha glúten em sua composição.
    .
    Mas o glúten é mesmo o grande vilão da sua dieta? A resposta é NÃO! Não há nada que comprove que excluindo o glúten de sua alimentação você elimine peso e diminua a gordura abdominal. Na verdade, como o glúten está presente na maioria dos alimentos como pizza, biscoitos, massas e pães, excluindo esses alimentos da sua dieta, como conseqüência acabará consumindo menos calorias e poderá eliminar peso.
    .
    Mas essa redução de peso não se deve a restrição do glúten e sim a exclusão de diversos alimentos da sua alimentação. O único motivo que pode levar a pessoa a excluir o glúten de sua alimentação é ser portador da Doença Celíaca. Somente para os celíacos o glúten pode ser considerado um vilão, pois essas pessoas tem hipersensibilidade e quando consumido, interfere no intestino delgado.
    .
    Essa interferência causa uma inflamação que impede a absorção de vitaminas, minerais, além de sintomas como diarréia crônica, vômito, falta de apetite, distensão abdominal. As pessoas portadoras da doença podem identificar os alimentos que contém glúten através do rótulo das embalagens e consultar sempre um médico ou nutricionista. Mas se você não tem doença celíaca e o seu objetivo é somente eliminar peso, não há motivo para excluir o glúten da sua alimentação. Basta se alimentar de forma saudável, balanceada, fracionada, variada e praticar atividade física regularmente.
    .
    Matéria retirada do site Terra

    ResponderExcluir
  2. A partir da matéria publicada, ressalto que não somente os portadores de doença celíaca devem ter uma alimentação isenta de glúten, pois há casos de obesidade em que somente uma dieta com redução de calorias não é suficiente, pelo fato do corpo não aceitar o glúten e não reconhecê-lo como nutriente, gerando inflamação e resistência ao emagrecimento. Dessa forma, trabalhar com dietas isentas de glúten podem sim ter um resultado satisfatório. Por estes motivos, destaca-se a importância de uma avaliação e acompanhamento nutricional a fim de verificar qual a melhor dieta, garantindo assim, uma alimentação saudável e específica para cada organismo.
    .
    Christiane Rocha Veloso

    Nutricionista e especialista em Nutrição Clínica.

    ResponderExcluir
  3. Olha não entendo muito disso não ...
    Estou fazendo uma dieta de pontos , como o que quero até certo ponto... gosto.



    Bjs.
    http://simplesassimmesmo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Nathália

Nathália
O que mais desejo, é emagrecer para poder brincar com voce, sentar no chão ao seu lado, brincar de pega-pega, conseguir me esconder de voce no esconde-esconde, ter ânimo para passearmos, pular corda...Tantas coisas que a mamãe não consegue fazer, não é mesmo!Quero que voce tenha orgulho de mim, quero ser bonita para voce nunca ser chamada de mentirosa,quando diz que sua mãe é linda.Quero ter saúde para te ver crescer e poder estar sempre ao seu lado.Te amo mais que tudo minha princesa.É por voce que estou me modificando, por voce sou capaz de tudo!

Qual seu IMC?

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo